domingo, 13 de setembro de 2009

O APEGO...


"É devido ao apego que cultivamos na nossa vida e na nossa sociedade que sofremos com cada separação, seja esta entre pessoas, situações ou objectos materiais.

O apego que cultivamos com aquilo que vamos acumulando no sótão das nossas casas, assim como no sótão das nossas mentes... o apego que cultivamos com as vidas que trazemos ao mundo na forma de filhos e filhas, de quem nos achamos "donos"... o apego que cultivamos com aqueles que nos são queridos, achando que estaremos bem apenas enquanto partilharem as suas vidas connosco... apego que cultivamos com as nossas zonas de conforto, sejam elas físicas, emocionais ou mentais.

Quando os filhos nascem, eles não são dos pais ou restantes familiares directos. As crianças são "de todos"... responsabilidade de todos, felicidade de todos... Elas são-nos emprestadas pelo universo para que lhes possamos "passar" aquilo que fomos aprendendo, para que as possamos preparar para a sua caminhada física, dentro das suas escolhas, do seu livre arbítrio. Eles não são propriedade de ninguém. São pessoinhas a quem teimamos contar histórias de cegonhas e pais Natal. Pequenas pessoas com quem podemos e devemos falar "a verdade" na linguagem que entendem e estão habituados, pedindo a sua opinião, contando com a sua presença em decisões que conseguem compreender... e se eles compreenderem muito mais do que julgamos... Pequenos grandes homens e mulheres que tanto têm a nos ensinar se nós deixarmos que eles "sejam" de acordo com a sua essência. "Pôr-lhes o nosso carimbo" não é impôr-lhes as nossas limitações, não é deixarmos que herdem os nossos medos, dia dia, mas "passar" os nosso princípios...

"Ele dá-nos a oportunidade de passar para esse ser os nossos princípios; Ele permite que nos tornemos responsáveis pela evolução desse ser no período em que estivermos juntos. Essa é a responsabilidade do pai e da mãe: tornar um filho perfeito de Deus num ser melhor. Tarefa difícil, não achas?"

in Mister Muss, de Eliana Ribeiro e Lair Ribeiro

Criá-los sem incentivar esse apego é dar-lhes a oportunidade de aprenderem também com os outros, de crescerem saudavelmente e sem "traumas" sempre que uma separação se torna necessária ou imposta por circunstâncias da vida. Não significa que não os criamos de forma saudável, mas não será caso de pensarmos no assunto?

Da mesma forma, sentimos este apego quando nos separamos de alguém. Quando duas pessoas que trilhavam um mesmo caminho, decidem separar-se por algum motivo, geralmente e pelo menos para um, vem a dor. A dor da sensação de perda, criada pelo apego. Se deixarmos o outro ser livre e nos mantivermos coerentes com a nossa real essência, essa dor não tem por que existir. Connosco ou não, partilhando o mesmo caminho ou não, celebramos a feliciddae do outro em cada escolha, incentivamos a sua auto-descoberta, apoiamos a sua busca por si mesmo e o encontro com o seu centro, assim como o fazemos em relação a nós próprios.

Da mesma forma, quando um ente querido transita para outra forma de vida, podemos sentir a tristeza da despedida, tal como ao deixarmos um irmão na estação, junto ao comboio que o leva ao próximo destino, mas celebramos a sua nova viagem no caminho da evolução pessoa. Se esta pessoa estava doente, celebramos o reencontro do equilíbrio, o regresso a casa para se encontrar de novo e preparar nova viagem, desta ou de outra forma qualquer. Digo isto de uma forma muito simplista, limitada ás minhas crenças e à quantidade e uso de palavras, mas convidando a pensar no assunto.

O mesmo apego é cultivado em relação a situações ou a bens materiais. Quantas vezes descobrimos que foi necessária uma grande mudança na nossa vida, algo que nos trouxe algum nível de dor, para que saíssemos da nossa zona de conforto e descobrirmos que também podíamos encontrar felicidade noutras pequenas coisas, noutras formas de estar, noutras situações a que não nos lançavamos por serem diferentes, misteriosas ou desconhecidas.

Quantas vezes nos doeu uma perda material por nos afeiçoarmos a algo que até nem ligavamos no dia a dia, mas que alguém nos oferecera num momento especial da nossa vida, carregado de emoção. E vamos seguindo o nosso caminho com todos estes pesos, o peso das recordações que teimamos em não deixar onde elas pertencem, o peso dos apegos... sim, apego também pesa... limita-nos. E seguimos esse caminho limitados, de asas cortadas, de mochila carregada às costas... até descobrimos um dia que o peso da alegria, da liberdade (no sentido em que aqui é descrita), a partilha, o peso do novo... é tão mais leve!

Será o apego realmente necessário nas nossas vidas?

E lá porque chegamos à conclusão que não necessitamos do apego, isso não significa que tenhamos de cultivar o desapego! Em tudo pode ser encontrado um equilíbrio... até na diferença entre os nossos conceitos e os dos outros."

SMorgado

0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates